CNSA Long March 5 Chang'e 5 (Missão automatizada de coleta de amostras da Lua) (Lançamento visível no nordeste brasileiro )
Local de lançamento: Centro de lançamentos de Wenchang, Hainan, China (WSLS)
CNSA Long March 3B (Gaofen-14)
Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, China
SpaceX Falcon 9 Dragon CRS-21 (Missão de Reabastecimento da Estação Espacial Internacional)
Local de lançamento: Centro Espacial Kennedy, EUA
SpaceX Dragon CRS-21 (Chegada na Estação Espacial)
SpaceX Starship SN8 (Vôo Experimental de 12.5Km)
A live começa 30-40 minutos antes do momento do teste. Local de lançamento: Boca Chica, Texas, EUA. A Starship SN8 deverá decolar e pousar verticalmente e planeja atingir uma altitude de 12.5Km. É com este modelo de espaçonave que a SpaceX planeja chegar à Lua e depois colonizar Marte.
Segundo Elon Musk, a SpaceX vai construir 1000 (mil) unidades desta espaçonave. Esse teste mostrará se a espaçonave já é capaz de se estabilizar automaticamente e pousar verticalmente, ao reentar na atmosfera da Terra.
[2a TENTATIVA] SpaceX StarShip SN8 (Vôo 12.5Km)
A live começa 30-40 minutos antes do momento de lançamento. Local de lançamento: Boca Chica, Texas, EUA. A Starship SN8 deverá decolar e pousar verticalmente e planeja atingir uma altitude de 12.5Km. É com este modelo de espaçonave que a SpaceX planeja chegar à Lua e depois colonizar Marte.
Segundo Elon Musk, a SpaceX vai construir 1000 (mil) unidades desta espaçonave. Esse teste mostrará se a espaçonave já é capaz de se estabilizar automaticamente e pousar verticalmente, ao reentar na atmosfera da Terra.
CNSA Long March 11 (Satélite GECAM)
Xichang XSLC, China
United Launch Alliance Delta 4 Heavy (NROL-44, 2a Tentativa)
Base da Força Aérea do Cabo Canaveral SLC-37B
SpaceX Falcon 9 Block 5 (Sirius SXM-7)
Cabo Canaveral, Flórida, EUA
[2a TENTATIVA] SpaceX Falcon 9 Block 5 (Sirius SXM-7)
Cabo Canaveral, Flórida, EUA
Angara A5 Briz-M (Carga Simulada)
Cosmódromo de Plesetsk, Rússia
Rocket Lab Electron 'The Owl's Night Begins' (Satélite Japonês StriX-α)
Mahia, Nova Zelândia
Astra Rocket 3.2 (Sem carga, Segundo Vôo)
Kodiac Pacific Spaceport, Alasca, EUA
Chegada da cápsula Chang'E 5 contendo as amostras coletadas na Lua (Nota: Esta live está sendo editada. Temporariamente indisponível)
Mongólia de Dentro (Mongólia Interior), China
ISRO Polar Satellite Launch Vehicle PSLV-XL (Satélite CMS-01 / GSAT-12R)
Estação do Centro Espacial Sadish Dhawan No. 2 na Ilha de Sri Gorda, Índia
SpaceX Falcon 9 Block 5 (NROL-108)
Centro Espacial Kennedy, Flórida, EUA
ArianeSpace Roscosmos Soyuz 2.1B Fregat-M (36 satélites OneWeb 75-111)
Cosmódromo de Vostochny, Rússia
[2a TENTATIVA] SpaceX Falcon 9 Block 5 (NROL-108)
Centro Espacial Kennedy, Flórida, EUA
CNSA Long March 8 (Primeiro foguete Chinês com retorno automático, similar ao Falcon 9 da SpaceX) (Possibilidade de ser visto do Brasil )
Local de lançamento: Wenchang, Hainan, China
Arianespace (Roscosmos) Soyuz 2.1B Fregat-M (Missão VS25: Satélite Espião Militar Francês CSO-2) (Possibilidade de ser visto do Amapá, Brasil )
Plataforma de lançamento de foguetes Souyz (ELS), Sinnamary, Guiana Francesa
SpaceX Falcon 9 (Türksat 5A) (Primeiro lançamento da SpaceX em 2021)
Plataforma de lançamento do LC-40 na Base da Força Aérea de Cabo Canaveral
SpaceX Cargo Dragon (Desacoplamento da ISS e retorno à Terra) NOTA: Houve adiamento e o veículo chegou à Terra em 14 de Janeiro 01:27 UTC
A espaçonave SpaceX Cargo Dragon, que vôou para reabastecer a ISS no começo de Dezembro de 2020, está programada para deixar a ISS e retornar à Terra na segunda-feira, dia 11 de janeiro, carregada com mais de 1000 Kg de experimentos científicos e outras cargas.
A SpaceX Cargo Dragon é a única espaçonave capaz de trazer uma quantidade significativa de carga de volta pra Terra. Ela pode carregar 3500 Kg de carga não pressurizada ou 3000 Kg de carga pressurizada.
Blue Origin New Shepard (Teste de vôo turístico)
Lançamento da base de Van Horn, Texas
A Blue Origin é uma empresa privada de foguetes e espaçonaves fundada pelo criador da Amazon.com, Jeff Bezos.
New Shepard é uma espaçonave reutilizável, que decola e pousa verticalmente, para turismo espacial.
Rocket Lab Electron (Missão: 'Another One Leaves the Crust')
Mahia, Nova Zelândia
NASA teste ao vivo dos motores do foguete SLS (Missão Artemis para a Lua)
A NASA vai transmitir ao vivo teste dos motores do estágio central do foguete SLS (Space Launch System) que será utilizado na missão Artemis de ocupação da Lua em 2024 (ou 2023).
Virgin Orbit LauncherOne (Foguete lançado a partir de um avião Boeing 747-400) NOTA: A Virgin Orbit não transmitiu esse evento ao vivo.
Deserto de Mojave, Califórnia, EUA. Carga: Nanossatélites ELaNa CubeSat, um projeto Educacional da NASA
Nota: ELaNa é um projeto educational de de lançamento de CubeSats (Nanossatélites) da NASA . Ele foi lançado muitas vezes por veículos como a espaçonave Cygnus e o número de Nanossatélites carregados a cada vez é variável. A missão ELaNa-20 deverá transportar 11 unidades, a lista é a seguinte:
PolarCube - Universidade do Colorado em Boulder, Boulder, Colorado
MiTEE - Universidade de Michigan, Ann Arbor, Michigan
CACTUS-1 - Capitol Technology University, Laurel, Maryland
Q-PACE - Universidade da Flórida Central, Orlando, Flórida
TechEdSat-7 - NASA Ames Research Center, Moffett Field, Califórnia
RadFXSat-2 - Vanderbilt University, Nashville, Tennessee
EXOCUBE - California Polytechnic University, San Luis Obispo, Califórnia
CAPE-3 - Universidade da Louisiana em Lafayette, Lafayette, Louisiana
PICS - Brigham Young University, Provo, Utah
INCA - New Mexico State University, Las Cruces, Novo México
Esta série de satélites realizará muitas tarefas, como verificação de tecnologia de comunicação, demonstração educacional, acionamento de sistemas eletrônicos e inspeção de baixo risco do exterior de uma espaçonave.
CNSA Long March 3B (3º Satélite Tiantong-1) (Primeiro lançamento da China em 2021)
Centro de lançamento de satélites Xichang, China
2ª Tentativa: Rocket Lab Electron (Missão: 'Another One Leaves the Crust')
O foguete Electron será lançado do único centro de lançamento orbital privado do mundo, de propriedade da Rocket Lab, localizado na península de Mahia, na Nova Zelândia.
A missão vai lançar um único microssatélite de comunicação para o Grupo OHB que permitirá frequências específicas para suportar serviços futuros de órbita.
O lançamento será a missão do 18º Electron do Rocket Lab e foi contratado para o Grupo OHB através da OHB Cosmos International Launch Service GmbH, a divisão de serviço de lançamento do Grupo OHB.
OHB Cosmos é responsável pelo lançamento da espaçonave construída pelos fabricantes de satélites do Grupo com base na Alemanha, Suécia e República Tcheca.
SpaceX Falcon 9 (17º lançamento de Satélites Starlink)
Acompanhe ao vivo conosco a tentativa de lançamento do 17º lote de satélites da Starlink, utilizando o foguete Falcon 9 da SpaceX.
O Starlink é um provedor de acesso Internet que utiliza uma malha enorme de satélite próprios. É do mesmo dono da SpaceX, o empreendedor Elon Musk.
O lançamento será feito da Plataforma de lançamento do LC-40 na Base da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
Após a separação do estágio, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship "Just Read the Instructions", que estará localizado no Oceano Atlântico.
O foguete de primeiro estágio Falcon 9 que apoia esta missão já voou em sete outras missões: a missão SXM-7 em dezembro de 2020, o lançamento da missão RADARSAT Constellation em junho de 2019, o lançamento da primeira missão de demonstração do Crew Dragon em março de 2019 e em quatro outras missões Starlink.
Metade da carenagem do Falcon 9 anteriormente suportava uma missão Starlink e a outra anteriormente suportava duas.
SpaceX Falcon 9 Transporter-1 (Lançamento de mais de 90 pequenos satélites - Recorde Mundial)
Acompanhe conosco mais um lançamento inédito da SpaceX.
É a primeira vez que a SpaceX realiza um chamado "rideshare" que é quando múltiplos clientes lançam satélites usando um mesmo foguete.
Nessa missão, denominada Transporter-1, a SpaceX irá quebrar um recorde mundial de número de satélites lançados simultaneamente.
A bordo deste lançamento estarão 133 satélites comerciais e governamentais (incluindo CubeSats, microsats e satélites de transferência orbital) e 10 satélites Starlink - o maior número de satélites já implantados em uma única missão. Os satélites Starlink à bordo desta missão serão os primeiros na constelação a se posicionar em uma órbita polar.
Estes são alguns dos clientes com satélites à bordo dessa missão (sujeito à mudanças até o momento do lançamento): Aurora, ESA, Hungarian Academy of Science, VZLU, Alba, Libertylife, Zonguldax Bulent Ecevit University, Stanford, AMSAT-EA, TRSI, Carnegie Mellon, Ariel, Momentus, OrbAstro, Steam Jet, Spiral Blues, SatRevolution, ISISpace, ISILAUNCH, Gran Systems, NanoRacks, NanoAvionics, Exolaunch, Swarm Technologies, Spaceflight, HawkEye, NASA, iQPS, Umbra Labs, Celestis, Astrocast, Tyvax Nano-Satellite Systems, US DOD, USAF, KelplarianTech, NearSpace, Space Domain Awareness, R2, LINCOLNSHIRE, inOrbit, PlanetiQ, Capella, Kepler, Astro Digital, D-Orbit, Israel defense, spaceQ, e UVSQ.
O primeiro estágio do Falcon 9 utilizado neste lançamento já apoiou o lançamento da segunda missão de demonstração do Crew Dragon, a missão ANASIS-II, uma missão Starlink e o lançamento da Cargo Dragon para abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento será feito da Plataforma de lançamento do LC-40 na Base da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
Após a separação, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 na balsa drone "Of Course I Still Love You", que estará estacionado no Oceano Atlântico.
2ª Tentativa SpaceX Falcon 9 Transporter-1 (Lançamento de mais de 90 pequenos satélites - Recorde Mundial)
Acompanhe conosco mais um lançamento inédito da SpaceX.
É a primeira vez que a SpaceX realiza um chamado "rideshare" que é quando múltiplos clientes lançam satélites usando um mesmo foguete.
Nessa missão, denominada Transporter-1, a SpaceX irá quebrar um recorde mundial de número de satélites lançados simultaneamente.
A bordo deste lançamento estarão 133 satélites comerciais e governamentais (incluindo CubeSats, microsats e satélites de transferência orbital) e 10 satélites Starlink - o maior número de satélites já implantados em uma única missão. Os satélites Starlink à bordo desta missão serão os primeiros na constelação a se posicionar em uma órbita polar.
Estes são alguns dos clientes com satélites à bordo dessa missão (sujeito à mudanças até o momento do lançamento): Aurora, ESA, Hungarian Academy of Science, VZLU, Alba, Libertylife, Zonguldax Bulent Ecevit University, Stanford, AMSAT-EA, TRSI, Carnegie Mellon, Ariel, Momentus, OrbAstro, Steam Jet, Spiral Blues, SatRevolution, ISISpace, ISILAUNCH, Gran Systems, NanoRacks, NanoAvionics, Exolaunch, Swarm Technologies, Spaceflight, HawkEye, NASA, iQPS, Umbra Labs, Celestis, Astrocast, Tyvax Nano-Satellite Systems, US DOD, USAF, KelplarianTech, NearSpace, Space Domain Awareness, R2, LINCOLNSHIRE, inOrbit, PlanetiQ, Capella, Kepler, Astro Digital, D-Orbit, Israel defense, spaceQ, e UVSQ.
O primeiro estágio do Falcon 9 utilizado neste lançamento já apoiou o lançamento da segunda missão de demonstração do Crew Dragon, a missão ANASIS-II, uma missão Starlink e o lançamento da Cargo Dragon para abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento será feito da Plataforma de lançamento do LC-40 na Base da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
Após a separação, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 na balsa drone "Of Course I Still Love You", que estará estacionado no Oceano Atlântico.
Lançamento do foguete iSpace Hyperbola-1 (SQX-1 Y2) - Xu Bing "Book of Heaven" (Carga desconhecida)
Local de Lançamento: Jiuquan , China
SpaceX StarShip SN9: Primeiro Vôo! (Teste de Decolagem, Vôo e Pouso)
Acompanhe ao vivo conosco o primeiro vôo da StarShip SN9, fabricada pela SpaceX.
Neste teste a SN9 vai alçar vôo pela primeira vez, atingir alta altitude (altitude de vôos internacionais), descer de barriga em quedalivre, retornar à posição vertical e finalmente pousar sustentada pelos propulsores de 3 motores Raptor.
É com este modelo de espaçonave que a SpaceX planeja chegar à Lua e depois colonizar Marte. Segundo Elon Musk, a SpaceX vai construir 1000 (mil) unidades desta espaçonave.
Local de decolagem: Boca Chica, Texas, EUA
CASC Long March 4C (Satélite Yaogan-31-02)
Centro de Lançamento de Satélites China Jiuquan LC-94
SpaceX Falcon 9 (18º lançamento de Satélites Starlink) (Não fizemos a live)
Lançamento do 18º lote contendo 60 satélites da Starlink, utilizando o foguete Falcon 9 da SpaceX.
O Starlink é um provedor de acesso Internet que utiliza uma malha enorme de satélite próprios. É do mesmo dono da SpaceX, o empreendedor Elon Musk.
O lançamento será feito da plataforma SLC-40 em Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
CASC Long March 3B/G3 (Missão GEOSAR. Satélite SAR Tianhui-3 banda L com resolução de 20 metros)
Local de lançamento: Centro de lançamento de satélites de Xichang, China
Roscosmos Soyuz 2.1a + Espaçonave de carga Progress MS-16 77P (Reabastecimento da ISS - Estação Espacial Internacional) Nós não participaremos da cobertura desse evento, mas você pode assistir a live direta do local lançamento, clicando aqui.
Local de lançamento: LC-31/6, Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão
Está programado para 15 de fevereiro de 2021, o lançamento do foguete Soyuz-2.1a com o veículo de transporte de carga Progress MS-16.
Objetivo do vôo: entrega de combustível, água e outras cargas necessárias ao funcionamento e operação da ISS.
A Progress MS-16 vai entregar 600 kg de combustível de reabastecimento, 420 litros de água potável do sistema Rodnik e 40,5 kg de gases comprimidos com reservas adicionais de nitrogênio, além de cerca de 1.400 kg de diversos equipamentos e materiais.
SpaceX Falcon 9 (19º lançamento de Satélites Starlink) Nós não participaremos da cobertura desse evento, mas você pode assistir a live direta do local lançamento, clicando aqui.
Local de lançamento: Plataforma SLC-40 na Base Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, EUA
Na madrugada dessa segunda-feira, a SpaceX vai tentar lançar mais 60 satélites da Starlink do Space Launch Complex 40 (SLC-40) na Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento será às 01:21, horário de Brasília, do dia 15 de fevereiro.
O foguete de primeiro estágio Falcon 9 que apoia esta missão voou anteriormente em cinco missões: as 19ª e 20ª missões comerciais de reabastecimento do Dragon para a Estação Espacial Internacional, uma missão Starlink, a missão SAOCOM 1B e a missão NROL-108. Após a separação do estágio, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship "Of Course I Still Love You", que estará localizado no Oceano Atlântico.
NASA Mars (Chegada do disco voador da NASA em Marte, levando o Rover Perseverance e o Helicóptero Ingenuity)
Os americanos lançaram o foguete da missão em 30 de julho de 2020. O plano é chegar a Marte em 18 de Fevereiro de 2021. Acompanhe conosco a chegada em Marte. Será a primeira ver que um helicóptero desembarcará e voará em outro planeta.
NASA em Marte: Primeiros passos do rover Perseverance (Coletiva de Imprensa)
Acompanhe ao vivo conosco! Agora que o rover Perseverance pousou em Marte, o que vem a seguir? Ouça os especialistas em missões que fornecerão uma atualização do status do rover e o que precisa ser feito antes que a missão científica comece a funcionar.
Palestrantes:
• George Tahu, executivo de programa da Exploração de Marte e Lunar, NASA
• Adam Steltzner, engenheiro-chefe da Mars 2020, JPL
• Pauline Hwang, gerente assistente de missão estratégica, JPL
• Hallie Gengl, chefe de operação de sistemas de dados de instrumentos do Laboratório de Processamento de Imagens Multimissão, JPL
• Aaron Stehura, engenheiro de sistema de voo de entrada, descida e aterrissagem, JPL
• Katie Stack Morgan, cientista adjunta do projeto, JPL
Northrop Grumman Antares (Lançamento da espaçonave de carga Cygnus NG-15, para reabastecimento da ISS)
Local de lançamento: Plataforma 0A, Wallops Island, Virginia, EUA,
Assista ao vivo conosco o lançamento do foguete Antares (fabricado pela empresa Northrop Grumman) o qual vai arremesar a espaçonave Cygnus em direção à Estação Espacial Internacional, para uma missão de reabastecimento.
O “A nave espacial SS Cygnus Katherine Johnson ” tem o nome de Katherine Johnson, uma matemática da NASA cujo amor pelos números ajudou a enviar astronautas para a órbita da Terra e depois para a Lua!
Esta missão levará cerca de 4 toneladas de carga, incluindo vários testes e protótipos para desenvolvimento de tecnologia, suprimentos para a tripulação e hardware para o laboratório orbital.
Chegada da espaçonave de carga Cygnus na Estação Espacial Internacional (ISS) Nós não faremos a cobertura desse evento, mas você poderá assistir ao vivo diretamente do centro de controle da missão clicando aqui no horário programado.
Assista a chegada da espaçonave de carga Cygnus na ISS e veja como ela é captura pelos braços robóticos da estação. Cobertura ao vivo.
Instalação da Cygnus na Estação Espacial Internacional (ISS) Nós não faremos a cobertura desse evento, mas você poderá assistir ao vivo diretamente do centro de controle da missão clicando aqui no horário programado.
Assista os procedimentos de instalação da espaçonave Cygnus na Estação Espacial Internacional (ISS). Cobertura ao vivo.
Assista com a gente: Marte como você nunca viu! Vídeo inédito e imagens enviadas pelo rover Perseverance.
Assista conosco mais uma coletiva de imprensa onde a NASA mostrará um vídeo inédito de Marte a algumas outras imagens, capturadas pelo rover Perseverance.
O Perseverance Mars Rover da NASA pousou com segurança no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro. Então, o que o cientista robótico "verá" em sua descida e o que fará a seguir? Junte-se a especialistas em missões para atualizações sobre o rover - o maior, mais pesado, mais limpo e mais sofisticado robô de seis rodas já lançado ao espaço - incluindo imagens capturadas e sua missão de explorar Marte.
ISRO PSLV-DL (Lançamento do satélite brasileiro Amazônia 1 (SSR-1) e mais 18 satélites)
Local de lançamento: Centro Espacial Satish Dhawan, Índia
Serão colocados em órbita o satélite Amazônia 1 e mais 18 satélites.
ROSCOSMOS Soyuz 2.1b/Fregat (Lançamento do satélite climático russo Arktika-M)
Local de Lançamento: Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.
Spacewalk AO VIVO! Caminhada no espaço para manutenção dos painéis solares da ISS
Observe dois humanos trabalhando no vácuo do espaço no domingo, 28 de fevereiro! Os astronautas da NASA Kate Rubins e Victor Glover sairão da eclusa de ar Quest do laboratório orbital para começar a montar e instalar os kits de modificação necessários para as próximas atualizações do painel solar.
Assim que a dupla configurar seus trajes espaciais para funcionar com bateria, a caminhada no espaço está programada para durar aproximadamente seis horas e meia.
SpaceX Falcon 9 (Lançamento de +60 Satélites Starlink)
A SpaceX pretende lançar mais 60 satélites Starlink do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy na Flórida. A janela instantânea é às 20h37. EST ou 1:37 UTC do dia 1º de março.
O foguete de primeiro estágio Falcon 9 que apoia esta missão já voou em sete missões: a missão Iridium-8, a missão Telstar 18 VANTAGE e cinco missões Starlink. Após a separação do estágio, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship "Of Course I Still Love You", que estará localizado no Oceano Atlântico. Metade da carenagem do Falcon 9 voou anteriormente em três missões Starlink, e a outra metade anteriormente apoiou duas missões Starlink.
2a tentativa: SpaceX Falcon 9 (Lançamento de +60 Satélites Starlink) (Nota: Nós não fizemos a cobertura desse lançamento, mas você pode clicar aqui e assistir direto da SpaceX)
A SpaceX pretende lançar mais 60 satélites Starlink do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy na Flórida. A janela instantânea será às 21:53 (horário de Brasília), no dia 2 de Março.
O foguete de primeiro estágio Falcon 9 que apoia esta missão já voou em sete missões: a missão Iridium-8, a missão Telstar 18 VANTAGE e cinco missões Starlink. Após a separação do estágio, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship "Of Course I Still Love You", que estará localizado no Oceano Atlântico. Metade da carenagem do Falcon 9 voou anteriormente em três missões Starlink, e a outra metade anteriormente apoiou duas missões Starlink.
AO VIVO, direto da NASA: Veja com a gente a liberação de novas imagens e áudio de Marte!
Agora que o rover Perseverance Mars está no Planeta Vermelho, os controladores da missão fizeram um progresso substancial enquanto se preparavam para o astrobiólogo robótico pegar a estrada não pavimentada à frente. Junte-se a nós como membros da equipe discutir uma série de conquistas alcançadas até agora, bem como um olhar para aquelas que virão.
Os palestrantes serão:
Robert Hogg, gerente adjunto da missão do Perseverance, JPL
Anais Zarifian, Perseverance mobilidade/teste/engenharia, JPL
Katie Stack Morgan, cientista adjunta do projeto Perseverance, JPL
Crédito: NASA / JPL-Caltech
SpaceX Falcon 9 Dragon CRS-22 (Missão de Reabastecimento da Estação Espacial Internacional)
Centro Espacial Kennedy, Flórida, EUA
Roscosmos Soyuz 2.1a (Espaçonave de carga Progress MS-17 78P) (Reabastecimento da Estação Espacial Internacional)
LC-31/6, Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão
Roscosmos Soyuz 2.1b/Fregat-M (Lançamento de 36 Satélites OneWeb)
Local de lançamento: Cosmódromo de Vostochny, Amur Oblast, Rússia
OneWeb é uma empresa que pertence ao Governo Britânico (42,2%) e à Bharti Eterprises (42,2%)
SpaceX Falcon 9 (Espaçonave Crew Dragon 2: Transporte automatizado de astronautas de/para a ISS - Estação Espacial Internacional)
Plataforma de lançamento LC-39A, do Centro Espacial Kennedy, Flórida, EUA
SpaceX Starship SN11 (Vôo Experimental: Decolagem, Belly Flop e Pouso)
A live começa 30-40 minutos antes do momento do teste. Local de lançamento: Boca Chica, Texas, EUA. A Starship SN8 deverá decolar e pousar verticalmente e planeja atingir uma altitude de 12.5Km. É com este modelo de espaçonave que a SpaceX planeja chegar à Lua e depois colonizar Marte.
Segundo Elon Musk, a SpaceX vai construir 1000 (mil) unidades desta espaçonave. Esse teste mostrará se a espaçonave já é capaz de se estabilizar automaticamente e pousar verticalmente, ao reentar na atmosfera da Terra.
SpaceX Falcon 9 (Missão ALINA: Módulo pousará na Lua e liberará 2 rovers/veiculos para localização do 'Moon buggy', veículo lunar de 1971)
O Módulo de Pouso e Navegação Autônomo (ALINA) pousará próximo ao local de pouso da Apollo 17 e implantará dois veículos lunares fabricados pela Audi. Eles tentarão localizar o "Lunar Roving Vehicle" ou "Moon buggy", como é apelidado . É um veículo de 4 rodas movido à baterias levado pra Lua em 1971. A missão transmitirá imagens de volta à Terra usando uma pequena estação 4G no ALINA, desenvolvida pela Nokia da Finlândia em parceria com a Vodafone da Alemanha.
Local de lançamento: Cabo Canaveral LC-39A ou LC-40, Flórida, EUA
CNSA Long March 5B (Lançamento do módulo central da estação espacial da China / Primeira cabine da estação espacial da China)
Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, Hainan, China (Possibilidade de sobrevoar o Brasil).
United Launch Alliance Atlas V551 Space Test Program (STPSat 6 e mais 6 cargas militares)
Base da Força Aérea de Cabo Canaveral SLC-41, Flórida, EUA
United Launch Alliance Atlas V (Boeing CST-100 Starliner OFT-2 (Orbital Flight Test 2) *Não tripulado)
Local de lançamento: Base da Força Aérea de Cabo Canaveral SLC-41, Flórida, EUA
SpaceX Falcon Heavy (Missão USSF-44: Satélites secretos da USSF - Força Espacial dos Estados Unidos)
USSF-44 é uma missão espacial planejada para 2021 pela USSF (Força Espacial dos Estados Unidos) e o provedor de serviços espaciais SpaceX . Inclui o transporte de pelo menos três satélites militares e / ou de inteligência para órbitas geossíncronas . Um Falcon Heavy será usado como veículo de lançamento pela quarta vez . A missão foi originalmente chamada AFSPC-44 e foi renomeada USSF-44 após a Força Espacial ser estabelecida .
O conteúdo da missão é secreto, mas sabe-se que pelo menos 3 satélites serão colocados em órbita à mais de 30 mil Km de altitude. Um deles é um microsatélite chamado TETRA 1, fabricado pela Millennium Space Systems, uma subsidiária da Boeing. Os outros 2 são secretos e pode ser que hajam mais cargas há bordo, porque a carga total a ser lançada será de aproximadamente 3,7 toneladas.
Após o lançãmento o estágio central do Falcon Heavy não será recuperado porque não será possível, devido à distância. Os 2 propulsores (boosters) laterais pousarão nas balsas drone da SpaceX, que estarão estacionadas no Ocano Atlântico.
Local de Lançamento: Plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, Flórida , EUA
SpaceX Falcon 9 - Crew Dragon Inspiration : Vôo Turístico ao Redor da Terra
Jared Isaacman, o fundador e CEO da Shift4 Payments adquiriu um vôo de 4 assentos à bordo da espaçonave Crew Dragon da SpaceX. Além dele, outras 3 pessoas farão parte do vôo orbital ao redor da Terra que poderá durar de 2 a 4 dias.
Local de lançamento: Plataforma LC-39A, Centro Espacial Kennedy, Flórida, EUA
Blue Origin New Shepard NS-18 (Vôo espacial turístico com William Shatner, famoso ator que interpretou o capitão Kirk em Jornada nas Estrelas, e mais 3 pessoas)
Local de lançamento: Base lançamento "One", Van Horn, Texas
A Blue Origin é uma empresa privada de foguetes e espaçonaves fundada pelo criador da Amazon.com, Jeff Bezos.
New Shepard é uma espaçonave reutilizável, que decola e pousa verticalmente, para turismo espacial.
Além de William Shatner, estarão neste vôo: Audrey Power, a vice-presidente da Blue Origin, Dr. Chris Boshuizen, um ex-engenheriro da NASA e fundador da Planet Labs e Glen de Vries, o atual vice-presidente da Dassault Systèmes.
Roscosmos Soyuz 2.1b/Fregat-M (Lançamento de 36 Satélites OneWeb)
Local de lançamento: Cosmódromo de Baikonur, Casaquistão (Primeira e maior base de lançamento de foguetes do mundo)
CNSA Long March 2F/G (Lançamento da espaçonave autônoma Shenzho-13 com 3 taiconautas a caminho da nova estação espacial)
A CNSA (Agência Espacial Chinesa) vai lançar a espaçonave autônoma Shenzhou-13, com três taiconautas a bordo (dois homens e uma mulher), para uma missão de 6 meses na nova estação espacial. O veículo de lançamento é om foguete Long March 2F/G.
A janela de lançamento está prevista para as 00:23 horário de Beijing (GMT+8).
Local de lançamento: Cosmódromo de Jiuqian, Deserto de Gobi, Mongólia Interior, China
NASA Atlas V (Missão de lançamento da sonda Lucy)
Local de lançamento: Cabo Canaveral, Flórida, EUA (Plataforma SLC-41)
Missão que objetiva estudar os asteroides troianos (Trojan Asteroids), a fim de descobrir a origem de formação dos planetas. A sonda Lucy sera a primeira a chegar até lá.
Detalhes sobre a missão: http://lucy.swri.edu/
Rocket Lab Electron (Lançamento do satélite CAPSTONE em órbita lunar)
Primeira missão da empresa Rocket Lab em órbita lunar. O foguete Electron irá colocar o pequeno satélite CAPSTONE, de massa aproximada de 25Kg, em órbita lunar.
Local de lançamento: Península Mahia, Nova Zelândia
Nuri (KSLV-II) (Primeiro lançamento do foguete Sul Coreano KSLLV-II)
Local de lançamento: Centro Espacial Naro, Coréia do Sul
Arianespace Ariane 5 ECA ( Lançamento de 2 satélites: SES-17 / Syracuse 4A (Comsat-NG 1) )
Local de lançamento: Centro Espacial Kuru, Guaiana Francesa
JAXA H-2A F44 202 (Lançamento de satélite: QZSS-1R (Quasi-Zenith Satellite System))
Local de lançamento: Centro Espacial de Tanegashima, Japão
Roscosmos Soyuz 2.1a (Lançamento espaçonave Progress MS-18, para reabastecimento da estação espacial ISS)
Local de lançamento: Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão (Primeira e maior base lançamento de foguetes do mundo)
SpaceX Falcon 9 (Satélite Espião Alemão: SARah 1)
Vandenberg Air Force Base SLC-4E, Lompoc, Califórnia, EUA
SAR-Lupe é o primeiro sistema de satélite de reconhecimento da Alemanha e é usado para fins militares. SAR é uma abreviatura de "radar de abertura sintética" e “Lupe” significa lupa em alemão. O programa SAR-Lupe é composto por cinco satélites idênticos (770 kg), desenvolvidos pela empresa aeronáutica alemã OHB-System, que são controlados por uma estação terrestre que é responsável por controlar o sistema e analisar os dados recuperados. Um grande arquivo de dados de imagens será mantido em um antigo bunker da Guerra Fria pertencente ao Kommando Strategische Aufklärung (Comando de Reconhecimento Estratégico) do Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha).
SpaceX Crew Mission 3 (Espaçonave Crew Dragon vai levar três astronautas americanos (uma mulher e dois homems) e um astronauta alemão para a estação espacial ISS)
A primeira oportunidade possível para o lançamento do Falcon 9 da terceira missão da tripulação de longa duração do Dragon (Crew-3) do histórico Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center da NASA na Flórida para a Estação Espacial Internacional é às 23h36. EDT no sábado, 6 de novembro.
Após a separação do estágio, o primeiro estágio do Falcon 9 pousará no droneship "Just Read the Instructions" estacionado no Oceano Atlântico.
Durante a missão Crew-3, os astronautas da NASA Raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron e o astronauta Matthias Maurer da Agência Espacial Europeia (ESA) voarão a bordo da espaçonave Dragon, marcando a quinta missão espacial humana que a SpaceX lançou desde maio de 2020.
O webcast para a missão Crew-3 irá ao ar cerca de 4 horas antes da decolagem.
Bitcoin, tudo o que você precisa saber, mas ninguém quer te contar. Episódio III.
Nessa live você vai aprender como fazer proteger e cópia de segurança e restauração da sua carteira de moedas da família Bitcoin (Bitcoin, Litecoin, Outracoin, Dogecoin).
Unboxing/Teste da mini gravadora Laser DAJA (Parte I: Unboxing e Demonstração)
Unboxing/Teste da mini gravadora Laser DAJA (Parte II: APP Android via Bluetooth)
Live experimental. Estamos criando o APP da TV Gr@tis e realizando testes. Participe do bate-papo com outros usuários.
AO VIVO: Aprenda a usar o ChatGPT e DALL-E, as inteligências artificiais mais comentadas do momento.Demonstração ao vivo, em português do Brasil.
ChatGPT: Como programar com ajuda de Inteligência Artificial. Vamos criar e testar vários programas juntos, ao vivo na live.
Visita ao Castelo em Berlim (TRANSMISSÃO AO VIVO)
Starship: Segundo vôo de teste
Acompanhe aqui com a gente o lançamento ao vivo do maior foguete do mundo, a Starship. Este será o segundo vôo de teste no qual a SpaceX almeja pousar o foguete propulsor (booster) no Golfo do México e a Startship no Oceano Pacífico. O maior foguete do mundo promete fortes emoções e uma provável explosão catastrófica não está descartada, pois é comum acontecer nos foguetes em desenvolvimento da SpaceX.
🚀 Nossas lives estão de volta! Venha comemorar comigo e assistir ao vivo o lançamento do New Shepard!
Acessem meu canal no Twitch ao meio-dia, nesta sexta, e vamos assistir juntos ao lançamento do New Shepard da Blue Origin com 6 pessoas a bordo! 🌌
Prepare-se para muito papo, curiosidades e diversão. Não perca a chance de acompanhar esse momento especial e celebrar minha volta às lives!
📍 twitch.tv/richardnalive
Te espero lá! 🙌
Vamos falar de IA! Venham!
A partir das 8 da noite, num bate-papo descontraido vamos falar sobre IA e o que mais der vontade. Richard vai dar dicas de uso de IA e explicar como instalar uma IA localmente, no seu próprio computador, que roda sem depender de terceiros e sem precisar de conexão internet.
Termos de uso e política de privacidade: O Gr@tis não é empresa. É um site pessoal independente, criado e mantido por pessoa física, sem vínculos ou afiliações. O autor e responsável por este site é Richard Imgärtchen. O uso deste site é gratuito e todo seu conteúdo está sujeito à mudanças sem prévio aviso. A extração, cópia ou reprodução do conteúdo aqui disponível, de forma manual ou automatizada, somente pode ser feita se autorizada por escrito pelo autor deste site. Nós não colocamos este site em mãos de terceiros (serviços conhecidos como "nuvem/cloud", "hospedagem/hosting", "colocation/housing", "servidor virtual/dedicado", "data center" etc). Os dados pessoais porventura informados no cadastro deste site (nome, email, endereço etc.), bem como todo o conteúdo deste site e nosso servidor de email, ficam armazenados em equipamentos próprios, dentro de nossas instalações privadas. Somente o responsável por este site gerencia e tem acesso a tudo isso. Nós não compartilhamos e nem deixamos seus dados nas mãos de terceiros, nunca. Sua foto e seu primeiro nome irão aparecer sempre que você se conectar (fizer login) no nosso site e participar de alguma atividade que mostre isso. Nosso site fornece ao seu navegador um único cookie, composto por um código de 32 caracteres, denominado "htscallerid", o qual é tecnicamente necessário. Sem isso o site não tem como reconhecer quem efetua o login. Um segundo cookie, denominado "alertID" é armazenado no seu navegador (dentro do Local storage) para que os alertas que eventualmente aparecem no topo do nosso site não apareçam novamente, caso você os feche. Você tem a opção de bloquear cookies no seu navegador Internet, mas se fizer isso não conseguirá fazer login no nosso site e nem fechar os alertas, por questões meramente técnicas. Nos reservamos o direito de alterar os termos de uso à qualquer tempo, sem prévio aviso. Os cuidados com seus dados (política de privacidade) permanecem sempre, de acordo com a lei e o respeito ao próximo, à moral e aos bons costumes. Ao utilizar este site você autoriza e concorda com tudo isso. Agradecemos sua confiança. (Site com tráfego encriptado SSL com chave RSA de 2048 bits).
*O site Gr@tis foi 19 vezes eleito o melhor no Prêmio iBest, através de voto popular auditado por Deloitte, Ernst & Young e/ou PwC (PricewaterhouseCoopers).
®©1998-2024 Gr@tis (GRATIS.COM.BR) - Todos os direitos reservados - All Rights Reserved. Proibida a cópia ou reprodução total ou parcial. As marcas registradas e logotipos exibidos neste site são propriedade de seus respectivos proprietários e são utilizados apenas para fins informativos.